Notícias

Napec lança livros infantis que destacam a vivência de crianças internadas no hospital

Como é o dia a dia de crianças internadas no Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)? Três livros infantis lançados pelo Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec/IFF) relatam como é a vivência dessas crianças no hospital. Os livros, escritos pelos voluntários, estão repletos de emoção e reflexão. A ilustração foi realizada com muito cuidado, leveza e sensibilidade.

“Vimos que escrever as histórias de crianças com doenças crônicas de forma gentil e suave daria visibilidades a elas”, explicou a coordenadora do Napec, Madalena de Oliveira, no evento de lançamento, realizado na quarta-feira (20/07), no Colégio Brasileiro de Altos Estudos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além de assinar a coordenação geral dos livros, Madalena também foi coautora do livro ‘Mateus e suas histórias’. “Estou muito feliz, orgulhosa e agradecida por ter a possibilidade de apresentar esse livro e essas histórias para outras crianças de escolas públicas e particulares”, completa.

Ao todo, foram produzidos três mil exemplares, que serão doados a cinco escolas púbicas municipal, três escolas particulares e quatro hospitais públicos.

Os livros

MATEUS E SUAS HISTÓRIAS, escrito por Magdalena Oliveira e Luciana Mayrink e ilustrado por Ramon Gil, conta as histórias de Mateus, um menino de três anos muito curioso como todas as crianças nesta idade. Mas Mateus vive em uma realidade diferente das outras crianças e um simples passeio desperta nele muitas sensações novas e tudo que acontece em sua volta é uma grande descoberta.

HÁ ALGO ERRADO, escrito por Bianca Lopes de Souza e ilustrado por Cristina Hintze e Roberto Muntoreanu, traz a história de Lia, uma linda menina que desde pequena percebe que algo estava errado, só que para os outros e não para ela. Um texto sublime que nos ensina a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos. Lia mostra como é gostoso a gente ser o que é — desde criança.

JANELAS ABERTAS, escrito por Jurema Nogueira Mendes Rangel e com ilustrações de Wesley Combone, conta a história de Miguel e como a leitura o brinda com um mundo fascinante de descrições, narrativas e personagens fantásticos. É um livro divertido e cheio de ilustrações vibrantes, que nos ensina que a experiência da leitura não precisa acontecer apenas no ambiente escolar. Ler para uma criança alimenta a sua imaginação e contribui para que elas cresçam mais criativas, imaginativas e sonhadoras – esteja ela em qualquer lugar.

Os livros fazem parte do projeto “Ações Culturais do Amigos do Figueira”, que é uma realização do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) e do Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e culturais (NAPEC). Com patrocínio da Aché Laboratórios Farmacêuticos S/A, Sanofi Medley Farmacêutica LTDA e Raia Drogasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *