Notícias

Rede de solidariedade “Amigos do Figueira” é pauta no RJTV 

O RJTV 2a edição mostrou na sexta-feira, 14 de outubro, a realidade das crianças em tratamento no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/ Fiocruz) que dependem das doações arrecadadas pela rede de solidariedade “Amigos do Figueira” para voltarem para casa.  

A matéria apresenta a iniciativa que visa dar condições para que as crianças internadas consigam continuar seus respectivos tratamentos em casa, com todos os aparelhos e cuidados necessários. Essa ação torna possível a liberação de leitos para a internação de outras crianças na fila de espera, além de tornar a vida da criança mais feliz e com mais qualidade de vida.  

O repórter André Trigueiro contou a história de Maria Júlia, que tem 5 aninhos e teve que morar por muito tempo no IFF por sua grave condição de saúde. Hoje, graças ao “Amigos do Figueira”, elas podem viver em casa, com o aparelho necessário para o tratamento sendo financiado pelas doações.  

“Foi maravilhoso porque no hospital a criança não evolui tanto. Em casa, a criança evolui muito. A minha filha é outra criança” afirma Maiara, mãe da Maria Júlia, em relação à volta para casa.  

O projeto “Novos Caminhos”, também mantido pela ajuda de doadores, também foi apresentado na matéria. Ele consiste em uma oficina de artesanato, que ensina e cria canais de venda para as mães, na maioria das vezes solo, que acabam tendo a renda prejudicada por largarem tudo para cuidar dos filhos internados. 

Nilde, mãe da Sara, por exemplo, diz na reportagem que consegue um “dindin extra” com os produtos que aprendeu a criar e vender no “Novos Caminhos”.  

Segundo a médica Larissa Souttelinho, a permanência de crianças morando no hospital diminui a rotatividade, dificultando com que outras crianças também tenham acesso a tratamento. 

A Rafaela, por exemplo, tem 3 anos e está internada desde que nasceu. Apesar de já ter alta, para ir embora, sua casa precisa ser adaptada com equipamento especial e leito adaptado. A mãe dela também não vê a hora de ir, pois além de Rafa ela tem outros 8 filhos. 

Confira a matéria na íntegra:

Atualmente, o “Amigos do Figueira” tem 500 doadores mensais, mas para ajudar mais crianças é preciso da colaboração de mais pessoas. Seja um Amigo do Figueira! Contribua em doe.amigosdofigueira.org.br 

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *